ME-262 Hobby Boss 1/48 "Edelweiss"
ME-262 Hobby Boss 1/48 "Edelweiss"
Buenas, muchachos!
Seguem fotos do andamento do meu ME-262, da Hobby Boss, escala 1/48. Kit muto bem injetado, e com muitos detalhes que enchem os olhos.
O Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro (por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.
Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.
Ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser tão temido quanto o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores junkers jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato".[3] Desenvolvia uma velocidade superior a 850km/h. Apesar dessa velocidade incrível para a época, carecia muito de manobrabilidade. A maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam em combates a baixa velocidade ou quando realizavam curvas. Os únicos aviões aliados capazes de enfrentá-lo a altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star. Porém nunca os enfrentou, deixando o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia. Entretanto, aviões como o Hawker Tempest, o Typhoon (ambos ingleses) e o P-51 Mustang americano enfrentaram-nos com êxito nos céus.
O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.
O Me 262A-1/U1 difere do modelo padrão A-1 por seu armamento no nariz da aeronave. Ele possui dois canhões de 20mm MG 151 com 146 projeteis cada, dois canhões de 30mm MK 103 com 72 projeteis cada e dois canhões de 30mm MK 108, com 66 projeteis cada. O MK 103tem um cano mais longo e taxa de disparo mais veloz do que o MK 108.
O Me 262A-1a/U1 foi uma tentativa de superar as limitações do “quarteto” de 30mm MK108. O MK 108 tinha a tendencia de travar muito e tinha a taxa de disparo muito baixa. No entanto, a combinação de três canhões diferentes se mostrou bem problemático e apenas três unidades desta aeronave foram construídas.
Boxart do kit:
Versão a ser montada:
Peças:
Exemplos existentes ou projetados, do nariz de cada ME-262:
Diagrama dos armamentos da versão que eu vou montar. Um dos motivos de esta versão não ter tido sucesso, é a diferença entre os tres calibres diferentes de armamentos usados na aeronave:
A seguir, dando o andamento ao projeto.
Abração!
Seguem fotos do andamento do meu ME-262, da Hobby Boss, escala 1/48. Kit muto bem injetado, e com muitos detalhes que enchem os olhos.
O Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro (por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.
Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.
Ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser tão temido quanto o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores junkers jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato".[3] Desenvolvia uma velocidade superior a 850km/h. Apesar dessa velocidade incrível para a época, carecia muito de manobrabilidade. A maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam em combates a baixa velocidade ou quando realizavam curvas. Os únicos aviões aliados capazes de enfrentá-lo a altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star. Porém nunca os enfrentou, deixando o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia. Entretanto, aviões como o Hawker Tempest, o Typhoon (ambos ingleses) e o P-51 Mustang americano enfrentaram-nos com êxito nos céus.
O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.
O Me 262A-1/U1 difere do modelo padrão A-1 por seu armamento no nariz da aeronave. Ele possui dois canhões de 20mm MG 151 com 146 projeteis cada, dois canhões de 30mm MK 103 com 72 projeteis cada e dois canhões de 30mm MK 108, com 66 projeteis cada. O MK 103tem um cano mais longo e taxa de disparo mais veloz do que o MK 108.
O Me 262A-1a/U1 foi uma tentativa de superar as limitações do “quarteto” de 30mm MK108. O MK 108 tinha a tendencia de travar muito e tinha a taxa de disparo muito baixa. No entanto, a combinação de três canhões diferentes se mostrou bem problemático e apenas três unidades desta aeronave foram construídas.
Boxart do kit:
Versão a ser montada:
Peças:
Exemplos existentes ou projetados, do nariz de cada ME-262:
Diagrama dos armamentos da versão que eu vou montar. Um dos motivos de esta versão não ter tido sucesso, é a diferença entre os tres calibres diferentes de armamentos usados na aeronave:
A seguir, dando o andamento ao projeto.
Abração!
gregovit- Mensagens : 28
Data de inscrição : 26/01/2015
Re: ME-262 Hobby Boss 1/48 "Edelweiss"
Dando andamento no topico, aqui começamos os trabalhos no cockpit:
RLM aplicado no assento e banheira da aeronave;
Abaixo, boa parte do conjunto já montado. Notem que o manete possui tonalidade diferenciada, assim como a tampa de acesso ao compartimento inferior do cockpit;
Neste projeto, resolvi arriscar a criar algho mais realista, aplicando a existencia de fiação eletrica no kit, dentro do cockpit, no porão de rodas, radio e acionamento dos armamentos no nariz da aeronave. Uma formula simples, é usar fios de aço, medida 0,05, que é bem maleável, e aceita bem a tinta acrilica.
Nesta parte, nos utilizamos de uma broca fina, e abrimos espaço para colocar a fiação, colada com a querida super bonder nossa de cada dia!
Logo após, pintamos a fiação, com o amarelo vivo da acrilex, que ficou bem solida. Painel fixado temporariamente na parte superior da banheira;
Aqui, temos um Dryfit do cockpit, para ter uma ideia do que temos até o momento;
Considero este, um dos kits mais bem detalhados que já montei, e espero poder fazer o processo todo ser mais detalhista possível, já que pretendo deixar cockpit e baia de armamentos aberta.
Grande abraço aos amigos!
RLM aplicado no assento e banheira da aeronave;
Abaixo, boa parte do conjunto já montado. Notem que o manete possui tonalidade diferenciada, assim como a tampa de acesso ao compartimento inferior do cockpit;
Neste projeto, resolvi arriscar a criar algho mais realista, aplicando a existencia de fiação eletrica no kit, dentro do cockpit, no porão de rodas, radio e acionamento dos armamentos no nariz da aeronave. Uma formula simples, é usar fios de aço, medida 0,05, que é bem maleável, e aceita bem a tinta acrilica.
Nesta parte, nos utilizamos de uma broca fina, e abrimos espaço para colocar a fiação, colada com a querida super bonder nossa de cada dia!
Logo após, pintamos a fiação, com o amarelo vivo da acrilex, que ficou bem solida. Painel fixado temporariamente na parte superior da banheira;
Aqui, temos um Dryfit do cockpit, para ter uma ideia do que temos até o momento;
Considero este, um dos kits mais bem detalhados que já montei, e espero poder fazer o processo todo ser mais detalhista possível, já que pretendo deixar cockpit e baia de armamentos aberta.
Grande abraço aos amigos!
gregovit- Mensagens : 28
Data de inscrição : 26/01/2015
Re: ME-262 Hobby Boss 1/48 "Edelweiss"
Buenas, Gauderiada!
Vamos dar andamento ao projeto.
Pintei o interior da aeronave com o RLM da MIG, mas achei ele bem brilhante, o que achei estranho. No cockpit ele ficou bem fosco.
O kit possui também, uma peça em metal, que vai no nariz da aeronave, e funciona como peso, num lançe muito bem pensado. Aqui, a parte que vai ficar visivel, com o RLM aplicado:
Asas coladas. E vamos ao Dry Fit:
Tudo encaixa muito bem!
Como tenho a pretensão, em manter o cockpit aberto, precisamos de algo que o kit não providenciou. Cintos de segurança. Consegui um set da Dragon, que eu tinha de um FW-190, e que é igual ao usado na aeronave. Eles não são pintados, vindo da cor do metal mesmo:
Providenciamos a pintura do encosto do assento, que era de couro:
E aqui, cintos aplicados!
Aqui, fiz uma pequena cagadinha, tipica de modelista: Fui fazer um pincel seco na aeronave, com a esperança de sobressair os paineis laterais, e ficou um naco de tinta aluminio na lateral. Vou precisar corrigir!
Vamos dar andamento ao projeto.
Pintei o interior da aeronave com o RLM da MIG, mas achei ele bem brilhante, o que achei estranho. No cockpit ele ficou bem fosco.
O kit possui também, uma peça em metal, que vai no nariz da aeronave, e funciona como peso, num lançe muito bem pensado. Aqui, a parte que vai ficar visivel, com o RLM aplicado:
Asas coladas. E vamos ao Dry Fit:
Tudo encaixa muito bem!
Como tenho a pretensão, em manter o cockpit aberto, precisamos de algo que o kit não providenciou. Cintos de segurança. Consegui um set da Dragon, que eu tinha de um FW-190, e que é igual ao usado na aeronave. Eles não são pintados, vindo da cor do metal mesmo:
Providenciamos a pintura do encosto do assento, que era de couro:
E aqui, cintos aplicados!
Aqui, fiz uma pequena cagadinha, tipica de modelista: Fui fazer um pincel seco na aeronave, com a esperança de sobressair os paineis laterais, e ficou um naco de tinta aluminio na lateral. Vou precisar corrigir!
gregovit- Mensagens : 28
Data de inscrição : 26/01/2015
Re: ME-262 Hobby Boss 1/48 "Edelweiss"
Buenas, pessoal!
Voltei com atualizações deste caçador dos céus. Tava a tempos parado, devido a vários motivos, mas ontem em pouco mais de duas horas, fiz avanços bem consideráveis.
Comecei com o encaixe dos armamentos no nariz da aeronave, que se tornou um quebra-cabeça, devido a minha pura falta de atenção, mesmo!
Logo, após alguns minutos, me dei conta de como fazer os encaixes ficarem de boa no kit!
Depois disso, novo Dry Fit...
Tudo bem na manha até aqui!
Terminei de ajeitar a fiação que devo deixar aparente no porão de rodas da aeronave.
Feito isso, fixamos o cockpit, e os armamentos na fuselagem...
Não que vá aparecer muito, mas apliquei na parte interna da fuselagem, radio e o que mais iria ali, que não pesquisei pra saber o que era.
As peças foram pintadas e trabalhadas, mas não tirei fotos, infelizmente.
E aqui, já fechamos o calzone, e foi trabalhoso. Tive que recorrer a bonder!
E com as asas, para dar uma sensação...
O nariz da aeronave está colado, mas tem um degrau violento nele. farei a remoção e posterior ajuste, pq ficou realmente feio (Mais do que eu, inclusive!)
Tempo decorrido nesta parte do trabalho: 2h24min.
Materiais utilizados: Tinta Silver Aluminium Model Master, Tinta Preto Fosco Decorfix, Tinta Amarelo Ouro Decorfix, Fio metalico 0.5, Pin vise com broca de 0,5, Tek Bond 725 média viscosidade.
Grande abraço e boas montagens!!!
Voltei com atualizações deste caçador dos céus. Tava a tempos parado, devido a vários motivos, mas ontem em pouco mais de duas horas, fiz avanços bem consideráveis.
Comecei com o encaixe dos armamentos no nariz da aeronave, que se tornou um quebra-cabeça, devido a minha pura falta de atenção, mesmo!
Logo, após alguns minutos, me dei conta de como fazer os encaixes ficarem de boa no kit!
Depois disso, novo Dry Fit...
Tudo bem na manha até aqui!
Terminei de ajeitar a fiação que devo deixar aparente no porão de rodas da aeronave.
Feito isso, fixamos o cockpit, e os armamentos na fuselagem...
Não que vá aparecer muito, mas apliquei na parte interna da fuselagem, radio e o que mais iria ali, que não pesquisei pra saber o que era.
As peças foram pintadas e trabalhadas, mas não tirei fotos, infelizmente.
E aqui, já fechamos o calzone, e foi trabalhoso. Tive que recorrer a bonder!
E com as asas, para dar uma sensação...
O nariz da aeronave está colado, mas tem um degrau violento nele. farei a remoção e posterior ajuste, pq ficou realmente feio (Mais do que eu, inclusive!)
Tempo decorrido nesta parte do trabalho: 2h24min.
Materiais utilizados: Tinta Silver Aluminium Model Master, Tinta Preto Fosco Decorfix, Tinta Amarelo Ouro Decorfix, Fio metalico 0.5, Pin vise com broca de 0,5, Tek Bond 725 média viscosidade.
Grande abraço e boas montagens!!!
gregovit- Mensagens : 28
Data de inscrição : 26/01/2015
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