ME-262 Hobby Boss 1/48 "Edelweiss"

Ir em baixo

ME-262 Hobby Boss 1/48 "Edelweiss"

Mensagem por gregovit em Qui Dez 27, 2018 1:16 pm

Buenas, muchachos!

Seguem fotos do andamento do meu ME-262, da Hobby Boss, escala 1/48. Kit muto bem injetado, e com muitos detalhes que enchem os olhos.
O Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro (por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.

Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.

Ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser tão temido quanto o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores junkers jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato".[3] Desenvolvia uma velocidade superior a 850km/h. Apesar dessa velocidade incrível para a época, carecia muito de manobrabilidade. A maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam em combates a baixa velocidade ou quando realizavam curvas. Os únicos aviões aliados capazes de enfrentá-lo a altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star. Porém nunca os enfrentou, deixando o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia. Entretanto, aviões como o Hawker Tempest, o Typhoon (ambos ingleses) e o P-51 Mustang americano enfrentaram-nos com êxito nos céus.

O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.

O Me 262A-1/U1 difere do modelo padrão A-1 por seu armamento no nariz da aeronave. Ele possui dois canhões de 20mm MG 151 com 146 projeteis cada, dois canhões de 30mm MK 103 com 72 projeteis cada e dois canhões de 30mm MK 108, com 66 projeteis cada. O MK 103tem um cano mais longo e taxa de disparo mais veloz do que o MK 108.

O Me 262A-1a/U1 foi uma tentativa de superar as limitações do “quarteto” de 30mm MK108. O MK 108 tinha a tendencia de travar muito e tinha a taxa de disparo muito baixa. No entanto, a combinação de três canhões diferentes se mostrou bem problemático e apenas três unidades desta aeronave foram construídas.

Boxart do kit:


Versão a ser montada:


Peças:






Exemplos existentes ou projetados, do nariz de cada ME-262:


Diagrama dos armamentos da versão que eu vou montar. Um dos motivos de esta versão não ter tido sucesso, é a diferença entre os tres calibres diferentes de armamentos usados na aeronave:


A seguir, dando o andamento ao projeto.

Abração!

gregovit

Mensagens : 26
Data de inscrição : 26/01/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ME-262 Hobby Boss 1/48 "Edelweiss"

Mensagem por gregovit em Sab Dez 29, 2018 7:03 am

Dando andamento no topico, aqui começamos os trabalhos no cockpit:

RLM aplicado no assento e banheira da aeronave;


Abaixo, boa parte do conjunto já montado. Notem que o manete possui tonalidade diferenciada, assim como a tampa de acesso ao compartimento inferior do cockpit;



Neste projeto, resolvi arriscar a criar algho mais realista, aplicando a existencia de fiação eletrica no kit, dentro do cockpit, no porão de rodas, radio e acionamento dos armamentos no nariz da aeronave. Uma formula simples, é usar fios de aço, medida 0,05, que é bem maleável, e aceita bem a tinta acrilica.

Nesta parte, nos utilizamos de uma broca fina, e abrimos espaço para colocar a fiação, colada com a querida super bonder nossa de cada dia!


Logo após, pintamos a fiação, com o amarelo vivo da acrilex, que ficou bem solida. Painel fixado temporariamente na parte superior da banheira;


Aqui, temos um Dryfit do cockpit, para ter uma ideia do que temos até o momento;




Considero este, um dos kits mais bem detalhados que já montei, e espero poder fazer o processo todo ser mais detalhista possível, já que pretendo deixar cockpit e baia de armamentos aberta.

Grande abraço aos amigos!

gregovit

Mensagens : 26
Data de inscrição : 26/01/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ME-262 Hobby Boss 1/48 "Edelweiss"

Mensagem por gregovit em Qua Jan 02, 2019 6:16 am

Buenas, Gauderiada!
Vamos dar andamento ao projeto.

Pintei o interior da aeronave com o RLM da MIG, mas achei ele bem brilhante, o que achei estranho. No cockpit ele ficou bem fosco.




O kit possui também, uma peça em metal, que vai no nariz da aeronave, e funciona como peso, num lançe muito bem pensado. Aqui, a parte que vai ficar visivel, com o RLM aplicado:


Asas coladas. E vamos ao Dry Fit:


Tudo encaixa muito bem!

Como tenho a pretensão, em manter o cockpit aberto, precisamos de algo que o kit não providenciou. Cintos de segurança. Consegui um set da Dragon, que eu tinha de um FW-190, e que é igual ao usado na aeronave. Eles não são pintados, vindo da cor do metal mesmo:



Providenciamos a pintura do encosto do assento, que era de couro:


E aqui, cintos aplicados!



Aqui, fiz uma pequena cagadinha, tipica de modelista: Fui fazer um pincel seco na aeronave, com a esperança de sobressair os paineis laterais, e ficou um naco de tinta aluminio na lateral. Vou precisar corrigir!

gregovit

Mensagens : 26
Data de inscrição : 26/01/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ME-262 Hobby Boss 1/48 "Edelweiss"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum